quarta-feira, 3 de outubro de 2007



1. No meu leito nas noites busquei o que amor minha alma busquei-o
e não o achei.
2. Levantar-me-ei agora e vaguearei pela cidade pelas praças
lugares amplos
hei-de buscar o que amou minha alma busquei-o
e não o achei.
3. Encontraram-me os guardas a ronda da cidade vistes o que amou
acaso a minha alma?
4. E pouco me partei além logo achei aquele que amor minha alma
prendi-o e não o soltei
até que o trouxe a casa de minha mãe câmara de minha avó
quem me gerou.
5. Vos rogo filhas de Jerusalém por gamo e por cervos do campo
que não desperteis
nem fareis desvelar o amor na caça antes de que me queira.
6. Quem é como coluna de fumo de aromas de mirra e incenso
sobe do deserto
da planície do pó do mestre dos espíritos dos mercadores
de perfumes?
7. Esta a sua liteira a de Salomão os heróis que a circundam sessenta
dos heróis de Israel.
8. Todos os que têm espada guerreiros e sapientes e cada um pelo pavor
da noite no flancos.
9. Uma liteira fez o rei Salomão das madeiras de Líbano.
10. Pilares de prata e de ouro
o estrado de púrpura o assento o seu centro abrasado de amor
pelas filhas de Jerusalém.
11. Saí e vede filhas de sião o rei Salomão com a coroa
de que o cingiu
sua mãe em dia de esponsais dia de alegria de seu
coração o Espírito.
Cantigo Maior, atribuído a Salomão

Sem comentários: