sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Defesa do Poeta

Senhores jurados sou um poeta um multipétalo uivo um defeito e ando com uma camisa de vento ao contrário do esqueleto

Sou um vestíbulo do impossível um lápis de armazenado espanto e por fim com a paciência dos versos espero viver dentro de mim

Sou em código o azul de todos (curtido couro de cicatrizes) uma avaria cantante na maquineta dos felizes

Senhores banqueiros sois a cidade o vosso enfarte serei não há cidade sem o parque do sono que vos roubei

Senhores professores que puseste a prémio minha rara edição de raptar-me em crianças que salvo do incêndio da vossa lição

Senhores tiranos que do baralho de em pó volverdes sois os reis sou um poeta jogo-me aos dados ganho as paisagens que não vereis

Senhores heróis até aos dentes puro exercício de ninguém minha cobardia é esperar-vos umas estrofes mais além

Senhores três quatro cinco e sete que medo vos pôs na ordem ? que pavor fechou o leque da vossa diferença enquanto homem ?

Senhores juízes que não molhais a pena na tinta da natureza não apedrejeis meu pássaro sem que ele cante minha defesa

Sou uma impudência a mesa posta de um verso onde o possa escrever ó subalimentados do sonho! a poesia é para comer.

Natália Correia

Sem comentários: